quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Fokker - 100





Oi pessoal, como prometido, estou começando hoje, uma série de posts focados no nosso equipamento de trabalho, o avião.Não tenho a intensão de falar de forma técnica, mas sim, expor da forma mais simples possível os aparelhos mais utilizados pelas principais empresas da aviação regular brasileira para que os nossos colegas aspirantes a comissários, assim como eu, saibam pelo menos diferenciar um Fokker 100 de um Airbus A-320.


E é exatamente o Fokker 100 que irá inaugurar a nossa série. Então, barriga pra dentro, peito pra fora faz cara de boneco de cera e vem comigo!




Fokker 100





Tipo Avião comercial
Fabricante Fokker
Primeiro vôo 30 de novembro de 1986
Capacidade 118 (alta-densidade), 108 (média-densidade) passageiros
Comprimento 35,50 metros
Envergadura 28,08 metros
Altura 8,5 metros
Velocidade máxima 845 km/h
Altura máxima de vôo 12.575 metros
Peso máx. decolagem 24.375 kg (vazio) - 43.090 kg



O Fokker 100 ou Fokker F-100 é uma aeronave de porte médio projetada e construída pela indústria aeronáutica holandesa Fokker para atender mercados domésticos e regionais. Seu lançamento foi anunciado em novembro de 1983 juntamente com o turboélice Fokker 50. O primeiro vôo ocorreu em 1987. Foi o maior aparelho construído por aquele fabricante.
Seu nome técnico é Fokker 28 MK-0100 e seu projeto básico de fuselagem e asas, de desenho inglês, teve origem em seu irmão mais velho, o Fokker F-28, porém, com fuselagem mais alongada, que acomoda até 108 passageiros, e na motorização Rolls-Royce Tay, que o tornaram mais econômico e silencioso, no limite de ruído Stage III.
A combinação resultou numa aeronave ideal para operar em pequenos aeroportos e deu o conforto e a velocidade de um avião a jato aos passageiros da aviação regional, garantindo-lhe assim boas vendas.

Fonte: Wikipedia



O Fokker 100 ficou famoso no Brasil por integrar a frota da TAM e promover o crescimento da mesma graças a grande utilização deste aparelho para vôos regionais, ligando o país de norte a sul. Era uma aeronave moderna e confortável que na cofiguração adotada pela TAM possuia sofisticadas poltronas revestidas em couro divididas eu filas de 2 assentos a esquerda da aeronave e 3 assentos a direita. Sua porta principal, descia fixada a fuselagem até tocar o solo formando uma escada (como em jatinhos executivos), facilitando sua operação em aeródromos de pequeno porte.


Hoje, ele equipa a frota da Avianca, antiga Ocean Air e coleciona alguns registros de acidentes e íncidentes curiosos. Confira abaixo,as principais ocorrências envolvendo o F-100 no Brasil:



31 de outubro de 1996 - SP

O vôo 402 partiu do aeroporto de Congonhas com destino ao Rio de Janeiro e cai poucos minutos depois sobre o bairro de Jabaquara em São Paulo matando 99 pessoas, sendo 90 passageiros, 6 tripulantes e 3 pessoas em solo. A principal causa apontada do acidente foi uma falha no reversor de um dos motores que se abriu durante a decolagem. Testemunhas do acidente relataram que o comandante agiu de forma heróica ao tentar pousar na rua livrando o maior número de casas possíveis.


16 de julho de 1997

Suspeita de bomba. Uma explosão a bordo provocou um buraco de aproximadamente 1,50m de altura por 2,50m de largura na fuselagem e lançou para fora da aeronave um passageiro e três assentos de uma altura de 2.400 metros. Apesar da despressurização a aeronave conseguiu aterrisar em segurança com os demais passageiros. Esse acidente colocou em cheque a segurança dos aeroportos brasileiros e provocou uma drástica mudança no comportamento da comunidade aeroportuária a favor da segurança de vôo.





18 de novembro de 1999

Um F-100 derrapou para fora da pista no momento do pouso no aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro parando no gramado a 100m da Baía de Guanabara. A ocorrência foi registrada como incidente grave, já que não houve feridos. As escorregadeiras não foram acionadas pois a aeronave já estava fora de perigo.



17 de setembro de 2001

Uma peça desprendeu-se do motor e atingiu a fuselagem na altura da janela do assento 19E provocando uma despressurização e a morte da passegeira que estava sentadada na referida posição. O avião que seguia para Congonhas, teve que aterrissar em MG. Segundo laudos periciais a passageira de 47 anos sofreu traumatismo craniano.



30 de agosto de 2002

Uma pane seca provocada por um vazamento de combustível não detectado pelos instrumentos forçou um pouso numa região agrícola do município de Biriguí - SP. A única vítima do acidente foi uma vaca que pastava no local. Um vídeo desse acidente já foi postado anteriormente neste blog. Clique aqui para vê-lo novamente.





Espero que tenham gostado do nosso vôo breve pela história do Fokker 100 no Brasil

Um comentário:

  1. Quem pilotou e até mesmo quem voou no F100 só tem elogios.Pena é ter tidos os acidentes e quem não entende só critica essa excelente aeronave.
    Gostei do post!

    ResponderExcluir